Energia Solar no Brasil: Consumidores aderindo às fontes limpas - Blue Sol Energia Solar

Energia Solar no Brasil: Consumidores aderindo às fontes limpas

Gostou?

Com a ajuda de normas e incentivos do setor de energia solar no Brasil, cresce o número de consumidores que optam pela tecnologia fotovoltaica como forma de economia e sustentabilidade.

Energia Solar no Brasil

O Brasil está vivendo um momento de revolução em sua produção de energia. Nos últimos anos, os investimentos no setor solar foram responsáveis por várias mudanças que facilitaram o acesso a essa tecnologia. Hoje, as regulamentações sólidas do setor garantem ao consumidor o direito de gerar sua própria energia e obter o retorno do excedente injetado na rede da distribuidora. Isenções fiscais sobre essa energia produzida também já existem e são aplicadas em níveis federal e estadual.

Com todos esses incentivos, o segmento de geração distribuída, onde os sistemas são instalados nas próprias casas e empresas dos consumidores, vem crescendo exponencialmente. É cada vez maior o número de pessoas e empresas investindo em sistemas fotovoltaicos no país.  Segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o número de micro e minigeradores saltou de mil no ano passado para 5.040 até agosto deste ano, equivalendo a 48 Megawatts (MW) de potência gerada. A maioria destas unidades geradoras são residências e encontram-se no sudeste e sul do país, sendo que 98% utilizam energia solar. As previsões da Aneel para o futuro são ainda mais animadoras, podendo chegarmos em 2024 com 1,23 milhão de consumidores/produtores gerando 4,5 mil MW de potência.

FAMOSOS DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Os benefícios advindos com essa tecnologia são tão atrativos que até pessoas famosas no país também já investem nos sistemas fotovoltaicos. Uma dessas foi a atriz Cleo Pires, que buscando contribuir para a sustentabilidade, adquiriu no ano passado o sistema para uma residência sua em Petrópolis, no Rio de Janeiro. “ A ideia foi minha. Sou superligada em tecnologia e formas de causar menos impacto destrutivo e negativo no meio ambiente”, contou a atriz.

Outro famoso que está investindo na solar fotovoltaica é o ator/apresentador Marcio Garcia, o qual está montando um sistema em sua residência na praia de Joatinga, também no Rio de Janeiro. O grande projeto, que já teve sua primeira fase finalizada no meio deste ano, irá responder por 100% de toda energia consumida na casa. A responsabilidade pelo projeto e instalação é da empresa Blue Sol Energia Solar.

REDE DE ECONOMIA

As empresas, grandes consumidoras de energia, podem economizar muito com a energia solar. E isso é o que a rede de farmácias Raia Drogasil está fazendo em Minas Gerais. Após instalarem sistemas fotovoltaicos em 11 de suas unidades, nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia, eles obtiveram uma economia de R$69 mil nos últimos cinco meses. Com esse projeto, a rede conseguiu reduzir pela metade a quantidade de energia consumida da rede por mês. Em sua totalidade, esse parque de sistemas irá gerar 27.836kWh/mês, equivalente ao abastecimento de 158 residências, e irá evitar a emissão de 47 toneladas de CO2 na atmosfera ao ano.

O projeto, feito em parceria com uma empresa local, tem contrato válido por 12 anos, durante os quais as lojas que já estão com os sistemas instalados irão gerar uma economia de R$850 mil para a rede. “Nosso objetivo vai além da redução de custos, queremos também diminuir tudo aquilo que impacta o meio ambiente”, afirma Milton Alvim, diretor de engenharia e manutenção. A empresa está tão satisfeita com o resultado que já possui planos de expandir esses projetos para outras de suas 1.330 unidades da rede espalhadas pelo país.

Fonte de Informação:    Exame        O Globo

Compartilhe


Comentários