Aneel apresenta o crescimento acelerado da geração distribuída em 2015 - Blue Sol Energia Solar

Aneel apresenta o crescimento acelerado da geração distribuída em 2015

DSC02648_editada_

Em outubro de 2014 eram 1.000 consumidores. Dois meses depois, o número de adesões ao sistema de Geração Distribuída, que é a geração elétrica realizada junto ou próxima aos consumidores (ou local de consumo) chegou ao expressivo número de 1.731 conexões.

Essas informações, fornecidas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – também mostram que a energia solar segue sendo a fonte mais utilizada por esses consumidores, com 1.675 adesões e 13,3 MW de potência instalada. A energia eólica fica com o segundo lugar, contando com 33 instalações e 121 kW.

As informações fornecidas pela agência também apontam Minas Gerais como o estado com o maior número de conexões: 333. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 203, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 186.

Os gráficos abaixo, retirados do site da ANEEL, apresentam o número de conexões por fonte e a potência instalada em quilowatts (kW):

01

02

03

04

Ainda de acordo com a ANEEL, “A geração de energia elétrica perto do local de consumo traz uma série de vantagens sobre a geração centralizada tradicional, tais como economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica. A expansão da geração distribuída beneficiam o consumidor-gerador, a economia do país e os demais consumidores, pois esses benefícios se estendem a todo o sistema elétrico”.

 

FONTE DE INFORMAÇÃO: aneel.gov

Compartilhe


Comentários