Projeto Fotovoltaico |Curso de Energia Solar Blue Sol

Trabalhe com Energia Solar

A melhor oportunidade de negócios da atualidade.

(Al Gore)

Curso de Energia Solar:

Projetos de Sistemas Fotovoltaicos

Projetos de Sistemas Fotovoltaicos
4.8 (96%) 5 votes

Neste treinamento técnico online você aprenderá a dimensionar e projetar (a parte elétrica) de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede (sistema fotovoltaico on-grid). Você conhecerá todas as etapas, variáveis e cálculos (equações) para realizar o dimensionamento do sistema fotovoltaico, e as principais características técnicas dos componentes principais (inversores interativos e módulos fotovoltaicos) que são utilizados para produzir o projeto. A carga horária do curso é equivalente a um curso presencial de 40 horas (uma semana completa).

Curso de Energia Solar com certificação garantida.

Apenas

12x74,17 Comprar Agora
Ao adquirir esse produto você aceita e concorda com o Termo de Adesão.

Preencha o formulário abaixo:

Nossa equipe entrará em contato em até 24h úteis.

Perfil

novo_site_cursos_interno_0217BS02_08novo_site_cursos_interno_0217BS02_07

Detalhes do Curso Projetos de Sistemas Fotovoltaicos

O projeto de um Sistema Solar Fotovoltaico Conectado à Rede (sistema solar on-grid) é feito em 8 etapas:

1 – Análise Preliminar: Nesta etapa é feito um ante-projeto, no qual se faz um dimensionamento preliminar (por isso o nome: análise preliminar) da potência necessária para o gerador solar, a quantidade de módulos e a potência do inversor interativo (inversor grid-tied). É necessário conhecer a radiação (ou disponibilidade) solar da localidade, que é determinante para dimensionar o arranjo fotovoltaico.

2 – Análise de Características Técnicas: Nesta etapa o projetista utilizará o seu conhecimento para ensaiar/simular várias topologias de associação dos módulos fotovoltaicos e inversores.

3 – Análise do Local de Instalação (Site Survey): Nesta fase do projeto se avalia a capacidade da edificação de receber o sistema solar fotovoltaico conectado à rede previamente dimensionado, e então se faz os ajustes necessários nas variáveis do projeto, buscando a melhor configuração para a realidade do que será efetivamente instalado no local.

 4 – Projeto Elétrico do Sistema Fotovoltaico: Os circuitos de corrente contínua (que interligam os módulos fotovoltaicos aos inversores) possuem características técnicas muito específicas, por isso o dimensionamento e seleção dos cabos, seccionadores e dispositivos de proteção requerem uma atenção especial; muitos dos componentes são específicos e é preciso cuidado na hora da escolha daqueles que constituirão as “string-boxes” e quadros de gerenciamento do sistema fotovoltaico.

5 – Análise das Estimativas de Geração e Rendimento Energético: esta fase do projeto deve ser feita antes e também depois de se realizar o projeto final do gerador solar fotovoltaico conectado à rede (sistema solar on-grid). É durante esta fase que se realiza os cálculos para a produção das estimativas de geração de energia elétrica, utilizando-se os fatores de rendimento de um sistema fotovoltaico. Durante os cálculos, utilizando os valores estatísticos de radiação solar, os coeficientes de perdas fornecidos pelos fabricantes dos equipamentos e os valores de outros fatores de rendimento de acordo com as condições de instalação dos equipamentos (em especial dos módulos fotovoltaicos), o projetista define os principais indicadores da performance de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede: o fator de desempenho global, o índice de rendimento (chamado internacionalmente de Performance RatioPR), o rendimento médio por unidade de potência (chamado de yeld, em inglês) e até mesmo o fator de capacidade (embora esse índice não seja um bom indicador para representar o rendimento de uma planta solar).

6 – Análise de Estimativas de Retorno Financeiro: após a produção das estimativas de geração e rendimento energético, o projetista realiza os cálculos para a produção das estimativas de retorno financeiro, o chamado payback do sistema solar fotovoltaico conectado à rede. É muito importante considerar que o retorno de investimento de um gerador solar fotovoltaico conectado à rede é extremamente dependente dos custos da energia elétrica; quanto maior é o valor pago na energia elétrica fornecida pela distribuidora, maior será o benefício financeiro trazido pelo gerador solar e, portanto, menor será o período de retorno do investimento financeiro.

7 – Documentação do Projeto (Databook): após concluídos todos os cálculos, seleções e configurações, o projetista deve proceder à documentação completa do sistema solar fotovoltaico conectado à rede. Deve ser documentado todo o processo que resultou no projeto, desde a primeira conta de energia fornecida pelo cliente até as estimativas de retorno financeiro.

8 – Solicitação de Acesso à Rede: por fim, dado o aceito no projeto, este deve ser registrado na distribuidora, através do pedido de acesso formal à rede pública de distribuição de energia elétrica. É através de alguns documentos específicos (alguns são parte do Databook) que se faz a Solicitação de Acesso, que será analisada pela distribuidora.

Ao adquirir o Curso de Energia Solar: Introdução aos Sistemas Fotovoltaicos, o aluno aprende todos esses passos, pois o curso é feito através de exercícios analíticos, produzidos pelo aluno e avaliados pelos instrutores da Blue Sol.

Conteúdo Teórico do Curso Projetos de Sistemas Fotovoltaicos

  1. Design Inicial de um SFCR;
  2. Inspeção Técnica de Local de Instalação do SFCR;
  3. Análise e geração de estimativas de rendimento energético;
  4. Análises e Retorno Financeiro;
  1. Análise das características técnicas dos componentes principais;
  2. Seleção dos condutores, seccionadores e dispositivos de proteção;
  3. Documentação técnica do projeto;
  4. Solicitação de Acesso à Rede.

Instrutores

blue-sol-energia-solar-ronilsonRonilson di Souza

Professor Técnico e Eletrotécnico, Especialista em Sistemas Fotovoltaicos. Coordenador Técnico/Pedagógico e criador dos principais cursos técnicos oferecidos pela BlueSol, que inclui o Programa Integrador Online. Responsável pelo treinamento técnico de mais de 7 mil pessoas no Brasil (até o ano de 2016), somente pela BlueSol, onde atua desde 2011.

Como Coordenador Técnico do Setor de Engenharia da BlueSol, participou da elaboração e instalação dos projetos de sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede como: Instituto Vital Brasil –RJ; Usina Solar Fotovoltaica de Ilha Solteira – SP; Usina Solar Fotovoltaica Noronha I em Fernando de Noronha – PE; Usina Solar de Porto Primavera – Rosana – SP; Bicicletário Solar da UFLA – Lavras. É também o responsável pelos treinamentos para entrega de obras e treinamentos in-company para distribuidoras e grandes clientes.

Formas de Pagamento

Transferência ou Depósito Bancário*

Banco Itaú(341)

Agência: 4864

Conta Corrente: 14208-0

Nome (Razão Social):

Blue Sol Energia Solar LTDA

CNPJ: 11.167.539/0001-56

Valor do depósito: R$890

Banco Santander(033)

Agência: 3742

Conta Corrente: 13005003-6

Nome (Razão Social):

Blue Sol Energia Solar LTDA

CNPJ: 11.167.539/0001-56

Valor do depósito: R$890

*O depósito deve ser identificado e o comprovante enviado para curso@bluesol.com.br

Apenas

12x74,17 Comprar Agora
Ao adquirir esse produto você aceita e concorda com o Termo de Adesão.

Preencha o formulário abaixo:

Nossa equipe entrará em contato em até 24h úteis.