Energias SOLAR e eólica desfrutam de uma década de crescimento massivo - Blue Sol Energia Solar

Energias SOLAR e eólica desfrutam de uma década de crescimento massivo

As fontes de energia renováveis, incluindo a hidráulica e a Solar, representam em torno de 30% da capacidade total mundial e 23% da produção global total de energia, de acordo com um novo relatório da World Energy Council (WEC, Conselho Mundial de Energia, em tradução livre).

shutterstock_341434985

Em uma nota de imprensa, a WEC disse que nos últimos 10 anos, as fontes SOLAR e eólica viram uma “média de crescimento anual explosiva” de 50% e 23% respectivamente.

O relatório também cita que 286 bilhões de dólares foram investidos em 154 Gigawatts (GW) de “novas capacidades de renováveis” em 2015, com os gastos em renováveis da China representando 36% dos investimentos globais.

“O sucesso de ambos desenvolvimentos de renováveis intermitentes e sua eficiente integração em redes de eletricidade dependem fundamentalmente do modelo de mercado correto, estruturas regulatórias e um sólido planejamento regional para evitar gargalos, ” declarou Christoph Frei, secretário geral da WEC.

O relatório chega na esteira do acordo assinado em Paris no ano passado na COP21, conferência do clima da ONU. No evento, líderes globais concordaram em garantir que o aquecimento global fique abaixo de 2 graus Celsius e também perseguir esforços para limitar o aumento da temperatura em 1.5 graus Celsius.

“Nós estamos além do ponto crucial de uma grande transição energética, ” acrescenta Frei. “A Implementação de políticas técnicas e econômicas, sólidas e estáveis, apoiadas por indicações claras dos preços do carbono, irão permitir esta transição e nos levará um passo mais perto de alcançarmos as metas climáticas concordadas na COP21”.

O relatório, Integração das renováveis variáveis em redes de eletricidade 2016 – Como fazê-la direito, foi lançado em 20 de setembro e publicado pela WEC em parceria com a CESI S.p.A (empresa que presta consultoria no setor de renováveis).

A WEC disse que o relatório foi elaborado a partir do estudo de casos de 32 países, representando cerca de 90% da capacidade mundial instalada das fontes Solar e eólica.

Fonte de informação: Site CNBC

Tradução: Ruy Fontes

Compartilhe


Comentários