Família empreendedora se une para negócio de sucesso no setor solar. - Blue Sol Energia Solar

Família empreendedora se une para negócio de sucesso no setor solar.

estadao
Gostou?

Ontem o jornal “O Estado de São Paulo” apresentou a história da Blue Sol Energia Solar. A empresa investe fortemente no setor solar desde 2008, e foi idealizada por Nelson Colaferro, presidente do conselho administrativo e pai de José Renato e Luis Otávio que comandam o negócio.

O primeiro passo para o desenvolvimento da Blue Sol foi buscar conhecimento sobre a tecnologia e mercado em outros países, onde a utilização da energia solar já era habitualmente utilizada.

Ao finalizarem o projeto em 2010, a empresa começou a atuar em um mercado ainda muito pequeno no Brasil. “Vendíamos para locais onde não havia disponibilidade de energia elétrica, como fazendas e usinas de cana. ”

Em 2011 houve uma importante mudança: “Percebemos que havia grande demanda por conhecimento sobre o assunto e começamos a treinar pessoas para serem nossas parceiras. Hoje, o leque de treinamento abrange projeto, instalação, integrador, etc.”

Mas foi em 2012, com a promulgação da Resolução Normativa nº 482, que regulamenta e permite que consumidores gerem sua própria energia através de fontes renováveis como a solar, e enviem o excedente para a rede elétrica, que a solar começou a ganhar peso no país. “Adaptamos o modelo de negócio para atender essa resolução. Adaptabilidade é tudo. Essa é minha primeira dica para quem deseja empreender. Nosso modelo de negócio mudou diversas vezes. ”

Em 2013 uma medida provisória derrubou o preço da energia elétrica, e a demanda esperada pela empresa não foi atingida. Com isso a empresa aprendeu uma importante lição: “ É preciso esperar o mercado acontecer para depois ajustar a empresa. ”

Em 2014, com o forte aumento do preço da energia elétrica, houve uma nova reviravolta no setor solar. A demanda cresceu novamente, com grande destaque para clientes residenciais. E é esse também o cenário atual. É um mercado muito grande, com milhões de clientes potenciais, e praticamente não existe concorrência, afirma José Renato Colaferro.

A empresa busca facilitar a vida dos seus Integradores, parceiros que disseminam a tecnologia solar e fazem negócio por todo o Brasil. “Estocamos os equipamentos e redistribuímos. A venda é feita direto para o cliente final, facilitando a vida dos integradores de sistema que são nossos parceiros e permitindo que comecem a atividade com um capital bem pequeno. ”

Como lição aprendida em sua trajetória, os empresários afirmam que para empreender com sucesso os empresários e futuros empresários devem ir para onde o mercado e não para onde desejam ir.

FONTE DE INFORMAÇÃO: Jornal “O Estado de São Paulo”, através de matéria veiculada no dia 08/05/2016

Compartilhe


Comentários