Local do desastre de Chernobyl pode ser transformado na maior usina SOLAR do mundo - Blue Sol Energia Solar

Local do desastre de Chernobyl pode ser transformado na maior usina SOLAR do mundo

A área seria perfeita, uma vez que é inabitada, mas existem incertezas quanto à segurança para a construção do projeto.

A cidade abandonada de Pripyat, perto do local da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia. Reuters
A cidade abandonada de Pripyat, perto do local da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia. Reuters

O local do maior desastre nuclear da história pode ser ressuscitado novamente como uma usina elétrica – porém desta vez produzindo energia solar.

A zona restrita que rodeia a área da antiga estação de energia nuclear de Chernobyl pode ser transformada na maior usina elétrica renovável do mundo, de acordo com o governo da Ucrânia.

Quando o acidente aconteceu na usina em 1986, causou a morte de aproximadamente 100 mil pessoas, e desde então tem trazido problemas para os animais da região.

Porém essa mesma destruição pode fazer dessa área de 4.144km², agora inabitada, o lugar perfeito para ser transformado em uma usina solar. Visto que ninguém pode ocupar a área, enchê-la de painéis solares pode torna-la útil novamente.

Com capacidade de 4 gigawatts, a quantidade de energia gerada seria igual à do antigo reator nuclear, tornando-a de longe a maior usina solar do mundo.

Além disso a área já possui a infraestrutura necessária para o fornecimento de altas quantidades de energia, pois as linhas de transmissão do reator nuclear continuam intactas.

“Nós já temos linhas de transmissão de alta voltagem que eram anteriormente utilizadas para as estações nucleares, a terra é muito barata e nós temos muitas pessoas treinadas para o trabalho em usinas de energia, ”, disse o ministro de meio ambiente da Ucrânia. “Nós temos prioridades Europeias normais, o que significa ter os melhores padrões com o meio ambiente e ambições em energias limpas. ”

A região ainda conta com pessoal treinado na geração e distribuição de eletricidade.

O projeto já poderá contar com o apoio do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, o qual disse que “poderá considerar sua participação no projeto desde que hajam propostas de investimentos viáveis e todos os outros riscos e questões ambientais possam ser analisados em favor do banco”.

Porém ainda é incerto se seria seguro, ou até mesmo possível, executar tal projeto de engenharia em uma área ainda restrita para acesso humano. A razão pela qual o lugar é tão desolado é por causa dos riscos presentes para qualquer um que adentra o local – mas aqueles envolvidos na construção estariam sujeitos a esses mesmos riscos durante o trabalho.

 

Fonte: http://www.independent.co.uk/news/science/chernobyl-disaster-zone-could-be-turned-into-the-world-s-biggest-solar-power-plant-a7167071.html

Tradução: Ruy Fontes

Compartilhe


Comentários