Plano de Mestre: Elon Musk e o futuro da Energia Solar - Blue Sol Energia Solar

Plano de Mestre: Elon Musk e o futuro da Energia Solar

Plano de Mestre: Elon Musk e o futuro da Energia Solar
5 (100%) 2 votes

Entre os objetivos propostos, estão a independência energética através da integração da geração solar fotovoltaica com o armazenamento em baterias, diversificação dos modelos de carros elétricos e o aperfeiçoamento e implantação da tecnologia de condução autônoma.

Foto: EPA/JERRY LAMPEN
Foto: EPA/JERRY LAMPEN

Elon Musk, empreendedor e fundador da Tesla Motors, a fabricante de carros elétricos, divulgou no blog da empresa na última quarta (20) um texto com seus planos para os próximos anos, chamado de “Plano Mestre, Parte Dois”. Assim como todos os projetos de Musk, estes também são focados na sustentabilidade, e para isso ele aposta mais uma vez na energia SOLAR.

Musk começa contando sobre seu primeiro plano mestre, divulgado em 2006, o qual resumia os objetivos propostos para a empresa no início de suas atividades, mais precisamente; a fabricação de um veículo elétrico esportivo (o Tesla Roadster, lançado em 2008), a utilização dos lucros para a produção de um novo modelo mais acessível (o Modelo S, de 2012) e em seguida a produção de um ainda mais barato (o Modelo 3, que entrará em produção nos próximos meses), além dos investimentos em energia solar através da SolarCity, empresa instaladora de sistemas fotovoltaicos e na qual Musk é presidente.

Agora que esses objetivos estão em etapa de finalização, o empreendedor decidiu que era hora de olhar para o futuro e planejar os próximos passos, os quais, como ele diz no texto, ainda são focados em um mundo mais sustentável. “Por definição, nós precisamos em algum momento alcançar uma economia de energia sustentável ou iremos esgotar nossos combustíveis fósseis e a civilização entrará em colapso. Uma vez que precisamos abandonar o uso de combustíveis fósseis de qualquer jeito e que praticamente todos os cientistas concordam que aumentar drasticamente os níveis atmosféricos e oceânicos de carbono é loucura, quanto antes alcançarmos a sustentabilidade melhor.”

ENERGIA SOLAR

O primeiro tópico do plano abordado por Musk é a integração dos sistemas solares fotovoltaicos com o armazenamento em baterias, proporcionando assim ao consumidor total independência energética. Para alcançar esse objetivo, Musk defende a fusão da Tesla com a SolarCity, lance já anunciado por ele no mês passado, de modo a unir os sistemas solares desta com a tecnologia de baterias residenciais de íon de lítio da Tesla, chamada de Powerwall.

“Nós não poderemos fazer isso direito se a Tesla e a SolarCity forem empresas diferentes, motivo pelo qual precisamos combiná-las e quebrar as barreiras inerentes à sua separação. O fato de estarem separadas, apesar das origens similares e de possuírem os mesmo objetivos gerais em sustentabilidade, é em grande parte um acidente histórico. Agora que a Tesla está pronta para comercializar o Powerwall e a SolarCity pronta para fornecer energia solar altamente diferenciada, chegou a hora de uní-las.”

VEÍCULOS ELÉTRICOS    

Os outros objetivos que Musk deseja alcançar são referentes à indústria automobilística, e como a Tesla continuará a revolucioná-la com seus carros elétricos. Ele fala sobre os planos de expandir a linha de modelos para uma maior cobertura dos mercados consumidores e anuncia que serão produzidos modelos de utilitário compacto e uma nova classe de caminhonete pick-up.

O empreendedor fala do trabalho sendo feito pelos engenheiros da Tesla em transformar a própria fábrica dos veículos em um produto, investindo em máquinas cada vez mais eficientes de forma a aumentar rapidamente a produção em escala e com isso alcançar a redução dos valores. “A primeira fábrica do modelo 3 deve ser vista como uma versão 0.5, com a versão 1.0 provavelmente em 2018”

Além dos veículos de uso próprio, Musk deseja ampliar a atuação da empresa para a produção de caminhões de serviço pesado e veículos de transporte público para grande volume de passageiros. “Ambos estão em fases iniciais de desenvolvimento na Tesla e devem estar prontos para serem anunciados ano que vem”.

Outro ponto do plano abordado por Musk é com relação a tecnologia de condução autônoma, a qual ele diz estará presente em todos os futuros carros lançados pela empresa na medida que ela alcance o refinamento desejado. “…isso significará que você poderá chamar seu carro de praticamente qualquer lugar. Uma vez dentro dele, você poderá dormir, ler ou fazer qualquer outra coisa no caminho até o seu destino. ”

Essa tecnologia leva ao último assunto abordado pelo empreendedor, que é o de “compartilhamento” dos veículos quando a condução autônoma for aprovada pelos órgãos reguladores, o qual possibilitará que você gere renda com seu veículo quando não estiver usando. “Uma vez que a maioria dos carros são usados pelos seus donos somente entre 5% a 10% do dia, a vantagem econômica de um verdadeiro carro autônomo provavelmente será várias vezes mais que a de um carro normal”.

Para visualizar o texto original de Musk (em inglês), clique aqui.

Compartilhe


Comentários