Profissão SOLAR: Instalador de Sistemas Fotovoltaicos - Blue Sol Energia Solar

Profissão SOLAR: Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Cabe ao instalador de sistemas fotovoltaicos transportar o projeto do papel para a realidade usando, para isso, seus conhecimentos técnicos e seguindo todas as regras de segurança.  

043A4482

O Setor Solar vem crescendo continuamente e diversos profissionais estão buscando a capacitação solar através de cursos direcionados a quem deseja ingressar nesse mercado. De todos os cursos oferecidos, o de instalador de sistemas fotovoltaicos pode ser considerado o mais procurado, visto que essa é a profissão do setor que mais demanda mão de obra qualificada.

Mais uma vez elaboramos um guia sobre uma importante profissão solar, dessa vez com informações fornecidas pelo professor e responsável pelo curso de instalação da BLUE SOL ENERGIA SOLAR, Ronaldo Viana.

QUAL A FUNÇÃO DO INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS?

O instalador de sistemas fotovoltaicos é responsável por interpretar os diagramas elaborados pelo projetista e transportar o que está no papel para o local físico, que pode ser uma residência, comércio ou indústria. Ou seja, este profissional realizará a montagem das estruturas de sustentação que receberam os módulos fotovoltaicos; fará todas as conexões de cabeamento DC (corrente contínua) e AC (corrente alternada), dispositivos de proteção e seccionamento do arranjo para os inversores de frequência e desses para o quadro de conexão elétrica local. Por fim, realizará o comissionamento do sistema e a sua devida identificação.

QUAIS CONHECIMENTOS UM INSTALADOR DEVE POSSUIR?

Além do profundo conhecimento sobre os sistemas fotovoltaicos e seus componentes, o profissional instalador deve possuir também domínio na área de eletricidade, assim como ser capacitado nas NR10 e NR35 (normas regulamentadoras de segurança para o trabalhador que executa trabalho com eletricidade e em altura, respectivamente). Ele também deve ter boa relação com pessoas e saber trabalhar em equipe, bem como possuir habilidade no uso de ferramentas, tais como furadeira, parafusadeira e serra multi corte.

O MERCADO ESTÁ A PROCURA DESSE TPO DE PROFISSIONAL?

Sim, o mercado de energia solar fotovoltaica está crescendo exponencialmente a cada ano no Brasil, e precisamos cada vez mais de profissionais capacitados atuando como instaladores de sistemas fotovoltaicos.

Com o número cada vez maior de sistemas de geração distribuída sendo instalados em residências e comércios, além das muitas usinas solares em construção no país, o instalador de sistemas fotovoltaicos continuará sendo um profissional muito requisitado pelo mercado durante os próximos anos.

QUAL A MÉDIA SALARIAL DE UM INSTALADOR HOJE?

O salário médio pode variar de R$1.000,00 à R$3.000,00, dependendo do grau de formação do instalador e região onde mora.

O CURSO DE INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DA BLUE SOL

O curso é oferecido na modalidade presencial e sua abordagem é totalmente prática, utilizando sistemas e equipamentos reais. Durante as sessões e práticas, são apresentadas as ferramentas, os equipamentos de proteção e os métodos e normas de trabalho. Os objetivos do treinamento são a capacitação em instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, englobando as ferramentas e equipamentos de proteção individual e coletiva, a interpretação de projeto e planejamento de instalação, a montagem de módulos fotovoltaicos e a conexão e partida do inversor interativo (grid-tie).

PRÁTICA

O curso visa ser o mais prático possível, possibilitando que os participantes coloquem a “mão na massa” e simulem a instalação de um sistema fotovoltaico em um telhado, obedecendo todas as normas de segurança e práticas de instalação. São realizados estudos e medições em um sistema fotovoltaico real, composto por equipamentos do mercado e totalmente funcional.

O curso tem duração de três dias e é ministrado nos SENAIS de Ribeirão Preto e São Paulo.

Para mais informações acesse: http://bluesol.com.br/cursos/instalacao-de-sistemas-fotovoltaicos

Compartilhe


Comentários