Profissional SOLAR: Projetista de Sistemas Fotovoltaicos - Blue Sol Energia Solar

Profissional SOLAR: Projetista de Sistemas Fotovoltaicos

Dentre todas as frentes de atuação no setor solar, podemos considerar a do projetista como umas das que mais demandam conhecimento técnico e capacitação para seu desempenho.

Imagem Projetista

Com toda a incerteza que enfrentamos em nosso país devido à crise atual, o setor solar, com seu acelerado crescimento, tem se apresentado como uma luz no fim do túnel para muitos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.

A função do projetista de sistemas fotovoltaicos pode ser considerada da maior importância, uma vez que seu papel é analisar previamente todas as informações necessárias e sobre elas dimensionar o sistema de forma que este atenda às solicitações do cliente. Abaixo apresentamos um guia sobre esta profissão, com informações fornecidas por quem já atua neste segmento, a equipe de engenheiros da BLUE SOL ENERGIA SOLAR.

QUAL A FUNÇÃO DO PROJETISTA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS?

O trabalho do projetista de sistemas fotovoltaicos começa com a coleta de informações específicas do cliente e sua localização; como a necessidade de consumo mensal, espaço disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos, nível de radiação solar incidente no local, tipo de telhado, entre outros. Com base nessas informações, ele irá usar de todas suas habilidades para dimensionar um sistema que englobe, da melhor forma possível, custo, eficiência e estética. Para garantir que o sistema seja instalado conforme foi dimensionado, o projetista deverá acompanhar o projeto até a sua conclusão, e muitas vezes é de sua responsabilidade a documentação de solicitação de acesso do sistema junto à distribuidora de energia.

QUAIS CONHECIMENTOS UM PROJETISTA DEVE POSSUIR?

Por se tratar de uma função que engloba várias habilidades, o projetista, além de conhecer o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos e a função de cada um de seus equipamentos, deverá também desenvolver conhecimentos nas áreas de eletricidade e informática, como o dimensionamento de circuitos elétricos, AutoCad e Sketchup, além de saber interpretar datasheets, normas e diagramas. Conhecimento em desenho técnico também é importante, assim como a habilidade com pessoas, pois irá tratar diretamente com clientes e parceiros de negócio.

Todos esses conhecimentos irão assegurar que o profissional consiga projetar os sistemas de forma que atendam ao que foi solicitado pelos clientes, assim como o correto dimensionamento dos cabos e dispositivos de proteção e a melhor estrutura a ser instalada na obra, sem que haja risco de danos aos equipamentos e que esteja de acordo com as normas da distribuidora de energia.

O MERCADO ESTÁ À PROCURA DESTE TIPO DE PROFISSIONAL?

Com o amplo crescimento do setor solar brasileiro, existe no momento uma carência por profissionais certificados em todas as frentes de atuação. O projetista de sistemas fotovoltaicos vem a ser um profissional ainda mais procurado devido ao tempo que se leva para alcançar uma capacitação na área de eletricidade e, portanto, quanto maior for seu conhecimento, maiores as chances de acesso ao mercado solar.

Devido à busca contínua por fontes limpas e renováveis de energia, em especial a solar fotovoltaica, o mercado já tem seu crescimento garantido pelos próximos anos e isso fará com que a procura por profissionais do setor continue, fato que tem atraído a atenção de muitos que buscam uma capacitação e/ou especialização.

QUAL A MÉDIA SALARIAL O DE UM PROJETISTA HOJE?

O salário médio inicial pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 dependendo do grau de formação e experiência do projetista.

O CURSO DE PROJETOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DA BLUE SOL

Nosso curso de projetista visa preparar o aluno no desenvolvimento de projetos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede para microgeração distribuída. Nele é ensinado, com base em um estudo de caso real de um cliente Blue Sol, o passo a passo da metodologia de dimensionamento e análise qualitativa desses sistemas, além de todo o procedimento para a solicitação de acesso junto a distribuidora local.

O curso é oferecido na modalidade online e realizado em formato de turmas tuteladas. Os alunos recebem atenção direta da equipe de instrutores e monitores, que realiza acompanhamentos do desempenho do aluno do início ao final do curso. Por isso, são formadas turmas com número limitado de alunos.

Para mais informações acesse: http://bluesol.com.br/cursos/projetos-sistemas-fotovoltaicos

Compartilhe


Comentários